Por Cau Rodrigues e Derek Gustavo, G1 AL
O vereador por Maceió Silvânio Barbosa (MDB) foi encontrado morto dentro do apartamento em que morava no bairro do Benedito Bentes, parte alta da capital, neste sábado (8). A informação foi confirmada pela assessoria da Câmara de Vereadores e pela Polícia Militar.
A PM disse que o corpo tinha marcas de perfurações, estava nu e com um travesseiro na cabeça. O apartamento, localizado no Residencial Central Park, está revirado e com manchas de sangue, e o carro do vereador foi roubado.
Ainda não há informações sobre quem pode ter cometido o crime ou a motivação.
"Recebemos o chamado do assessor do vereador, que disse que não conseguia contato com ele há dois dias, o que não era comum. Ele tinha uma chave e entrou, e viu o vereador morto. Chegamos aqui e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] constatou a morte", disse o sub-tenente Heleno, supervisor do 5° Batalhão da PM.
Não se sabe quando ele foi morto. Os vizinhos disseram que não o viam desde a última quinta. "A última vez que o vi foi há dois dias, por volta das 9h15. Ele estava bem, feliz conversando. O apartamento dele também era bem movimentado, principalmente aos finais de semana", relata o vizinho Jefferson Marinho Viana, fiscal da Vigilância Sanitária.
O irmão do vereador disse, em entrevista ao G1, que as ameaças de morte contra Barbosa eram constantes. Ele, no entanto, "achava graça".
O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para o local. O corpo foi liberado no início da noite, para velório na quadra do Colégio Fantástico, no mesmo bairro onde ele morava.
Por meio de nota à imprensa, a Perícia Oficial informou que tem 10 dias para encaminhar o resultado dos exames de local do crime e de necropsia para a delegacia responsável, e que não vai divulgar nenhuma informação dos laudos para não atrapalhar as investigações.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) informou que o Delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, designou os delegados Fábio Costa, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), e o delegado Eduardo Mero, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para investigarem o caso.
"Toda a Segurança Pública lamenta o ocorrido e não poupará esforços para elucidar o caso", diz outro trecho da nota (leia aqui na íntegra).
Agentes da Delegacia de Homicídios solicitaram à administração do condomínio imagens das câmeras de segurança, na tentativa de identificar algum suspeito do crime.
A Câmara decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades neste período. "A Câmara Municipal de Vereadores também afirma que confia no trabalho da polícia e espera que as autoridades deem uma resposta rápida na elucidação do crime, identificando e prendendo os responsáveis pelo assassinato do parlamentar", diz trecho da nota.
Trajetória política
Silvânio Barbosa dos Santos era natural de Anadia, e ficou conhecido como líder comunitário no Benedito Bentes, onde atuava desde 1997. A partir daí, ganhou projeção política e se elegeu para o primeiro mandato na Câmara em 2012, com mais de 10 mil votos. Em 2016, foi reeleito.
Formado em História, era professor do ensino fundamental e médio, e sua atuação na Câmara Municipal de Maceió era voltada às áreas da saúde pública, educação, moradia e transportes.
A vida política do vereador começou com sua atuação como líder estudantil. Foi vice-presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa), diretor de projetos da Guarda Municipal de Maceió e diretor de Assistência Técnica e Irrigação do Estado. Silvânio também foi eleito duas vezes Conselheiro Tutelar de Maceió.
Nenhum comentário:
Postar um comentário