Vereador Silvânio Barbosa é encontrado morto dentro de apartamento em Maceió



Por Cau Rodrigues e Derek Gustavo, G1 AL

Vereador Silvânio Barbosa é encontrado morto dentro do apartamento no Benedito Bentes
O vereador por Maceió Silvânio Barbosa (MDB) foi encontrado morto dentro do apartamento em que morava no bairro do Benedito Bentes, parte alta da capital, neste sábado (8). A informação foi confirmada pela assessoria da Câmara de Vereadores e pela Polícia Militar.
A PM disse que o corpo tinha marcas de perfurações, estava nu e com um travesseiro na cabeça. O apartamento, localizado no Residencial Central Park, está revirado e com manchas de sangue, e o carro do vereador foi roubado.
Ainda não há informações sobre quem pode ter cometido o crime ou a motivação.
"Recebemos o chamado do assessor do vereador, que disse que não conseguia contato com ele há dois dias, o que não era comum. Ele tinha uma chave e entrou, e viu o vereador morto. Chegamos aqui e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] constatou a morte", disse o sub-tenente Heleno, supervisor do 5° Batalhão da PM.
Não se sabe quando ele foi morto. Os vizinhos disseram que não o viam desde a última quinta. "A última vez que o vi foi há dois dias, por volta das 9h15. Ele estava bem, feliz conversando. O apartamento dele também era bem movimentado, principalmente aos finais de semana", relata o vizinho Jefferson Marinho Viana, fiscal da Vigilância Sanitária.
O irmão do vereador disse, em entrevista ao G1, que as ameaças de morte contra Barbosa eram constantes. Ele, no entanto, "achava graça".
O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para o local. O corpo foi liberado no início da noite, para velório na quadra do Colégio Fantástico, no mesmo bairro onde ele morava.
Por meio de nota à imprensa, a Perícia Oficial informou que tem 10 dias para encaminhar o resultado dos exames de local do crime e de necropsia para a delegacia responsável, e que não vai divulgar nenhuma informação dos laudos para não atrapalhar as investigações.
Carro do IML é acionado para recolher corpo do vereador Silvânio Barbosa, em Maceió (Foto: Derek Gustavo/G1)Carro do IML é acionado para recolher corpo do vereador Silvânio Barbosa, em Maceió (Foto: Derek Gustavo/G1)
Carro do IML é acionado para recolher corpo do vereador Silvânio Barbosa, em Maceió (Foto: Derek Gustavo/G1)
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) informou que o Delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, designou os delegados Fábio Costa, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), e o delegado Eduardo Mero, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para investigarem o caso.
"Toda a Segurança Pública lamenta o ocorrido e não poupará esforços para elucidar o caso", diz outro trecho da nota (leia aqui na íntegra).
Agentes da Delegacia de Homicídios solicitaram à administração do condomínio imagens das câmeras de segurança, na tentativa de identificar algum suspeito do crime.
A Câmara decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades neste período. "A Câmara Municipal de Vereadores também afirma que confia no trabalho da polícia e espera que as autoridades deem uma resposta rápida na elucidação do crime, identificando e prendendo os responsáveis pelo assassinato do parlamentar", diz trecho da nota.

Trajetória política

Silvânio Barbosa dos Santos era natural de Anadia, e ficou conhecido como líder comunitário no Benedito Bentes, onde atuava desde 1997. A partir daí, ganhou projeção política e se elegeu para o primeiro mandato na Câmara em 2012, com mais de 10 mil votos. Em 2016, foi reeleito.
Formado em História, era professor do ensino fundamental e médio, e sua atuação na Câmara Municipal de Maceió era voltada às áreas da saúde pública, educação, moradia e transportes.
A vida política do vereador começou com sua atuação como líder estudantil. Foi vice-presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa), diretor de projetos da Guarda Municipal de Maceió e diretor de Assistência Técnica e Irrigação do Estado. Silvânio também foi eleito duas vezes Conselheiro Tutelar de Maceió.
Polícia Militar foi acionada ao apartamento de Silvânio Barbosa por vizinhos, que disseram sentir forte mau cheiro (Foto: Derek Gustavo/G1)Polícia Militar foi acionada ao apartamento de Silvânio Barbosa por vizinhos, que disseram sentir forte mau cheiro (Foto: Derek Gustavo/G1)
Polícia Militar foi acionada ao apartamento de Silvânio Barbosa por vizinhos, que disseram sentir forte mau cheiro (Foto: Derek Gustavo/G1)
Agentes da Delegacia de Homicídios buscam imagens de circuito de segurança do condomínio onde morava o vereador Silvânio Barbosa (Foto: Derek Gustavo/G1)Agentes da Delegacia de Homicídios buscam imagens de circuito de segurança do condomínio onde morava o vereador Silvânio Barbosa (Foto: Derek Gustavo/G1)
Agentes da Delegacia de Homicídios buscam imagens de circuito de segurança do condomínio onde morava o vereador Silvânio Barbosa (Foto: Derek Gustavo/G1)
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário